top of page

De um sonho… para uma realidade!

O projeto "Casa da Misericórdia" nasce do sonho de ver os ex-presos reintegrar o mundo “fora das cadeias” em atitude de sincero arrependimento acerca dos delitos cometidos e, ao mesmo tempo, nutrir uma capacitação para construirem uma vida nova, serem pessoas renovadas e reconciliadas com a vida, pelo poder do amor de Deus e do acompanhamento dos irmãos. 

O que é ?

A "Casa da Misericórdia" pretende ser um centro de recuperação e uma resposta concreta ao desafio da reintegração e reinserção dos presos, particularmente da faixa etária juvenil.

É um lugar físico, psicológico, antropológico, afetivo, cultural e espiritual onde a pessoa pode construir ou reconstruir alguns traços da sua personalidade atingidos negativamente pelas experiências precedentes à prisão e na altura da mesma detenção.

Porquê?

O projeto da "Casa da Misericórdia" pretende oferecer um tempo e um lugar “positivo” e “construtivo” aos ex-presos quando saem da cadeia ou nos últimos tempos de detenção (conforme permite a Lei moçambicana das Medidas Alternativas) para continuarem e ultimarem o trabalho pessoal de reconstrução duma responsabilidade positiva em vista à reintegração social e familial.

O que pretende ?

Como ?

A "Casa da Misericórdia" pretende ser uma experiência de vida onde os ex internados possam ser acolhidos para ali viverem e respirarem um clima de família, que os encha de energias positivas, para entrarem de novo na sociedade e na família natural deles, cumprindo um programa de vida comunitária, uma aprendizagem pela oficinas de trabalho, a frequência escolar, experiências de arte-terapia, o contato com a natureza e o acompanhamento psico-espiritual.

 

Os Ex-presos que o desejarem, ou que são julgados preparados para esta experiência, vivem na "Casa da Misericórdia", trabalhando, estudando, rezando e formando-se humanamente para a reintegração e a reinserção.

O ritmo do dia, da semana e dos meses que o ex presidiários transcorrem na "Casa da Misericórdia" são estruturados em todos os momentos com um leque de actividades comunitárias e individuais.

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce!

bottom of page